Skip to content
free shipping throughout Brazil on purchases over R$ 150 reais | fixed shipping of BRL 9.90 to RJ and SP | interest-free installments in up to 3 installments
Compre 2 produtos (20% de desconto). Compre 3 produtos (30% de desconto). Compre 4 produtos (40% de desconto). Acesse aqui nossos produtos.

Óleo de copaíba - para que serve

Óleo de copaíba: para que serve, como usar, seus benefícios e efeitos colaterais.

O que é óleo de copaíba

O óleo de copaíba, bálsamo de copaíba, óleo resina de copaíba, comumente chamado de óleo vegetal de copaíba, é um produto resinoso extraído do tronco da copaibeira, uma árvore da espécie Copaifera Officinalis, que apresenta propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante, analgésicas e expectorantes, sendo bastante indicado para a cicatrização de feridas na pele, para tosse ou para aliviar os sintomas como artrite. O oleo de copaiba também é muito utilizado em loções, shampoo anti-caspa, produtos para cuidado oral e acne, sabonetes e produtos para higiene íntima.

O que são óleos vegetais

Os óleos vegetais, conhecidos como óleos carreadores, são gorduras vegetais extraídas de plantas, sementes, frutos e troncos. Apresentam um alto poder de hidratação e nutrição para a pele e cabelo, sendo ideais para utilizar puros ou como veículo de diluição dos óleos essenciais.

Quais os benefícios do óleo de copaíba

Benefícios do óleo de copaíba:
  • Hidrata
  • Possui propriedade antibacteriana, anti-inflamatória e emoliente
  • Limpa a pele (ideal para utilização como Cleansing Oil, Demaquilante)
  • Reduz manchas e marcas
  • Trata e previne estrias e celulite
  • Fortalece e hidrata o cabelo
  • Combate caspa
  • Alivia dores musculares
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Possui efeito expectorante (tosse e bronquite)
  • Possui efeito diurético
  • Cicatrizante e desinfectante
  • Gripes e resfriados;
  • Trata diarreia
  • Trata infecção nos rins ou uretra
  • Trata cistite
  • Trata problemas de pele como psoríase ou eczema
  • Trata gastrite
  • Infecção por helicobacter pylori
  • Trata úlceras gastrointestinais
  • Combate micoses de pele
  • Combate urticária
  • Combate hemorroida
  • Reduz efeito da artrite reumatoide
  • Reduz efeito da tendinite

O óleo de copaíba também pode ser utilizado para combater infecções que podem ser transmitidas por via sexual, principalmente a herpes genital e a sífilis.

Além disso, alguns estudos indicam também que o óleo de copaíba apresenta propriedades que têm demonstrado serem eficazes para auxiliar no tratamento de diferentes tipos de câncer e da tuberculose.

Como usar o óleo de copaíba:

Como usar o óleo de copaíba na pele?

Conhecido por seu potencial clareador de manchas e marcas da pele, além de ser um ótimo aliado para redução das cicatrizes, estrias e celulites. O óleo também assume propriedades e ações como limpeza profunda da pele, combate de acne e excesso de oleosidade. 
Para alívio de dores musculares e tensões, basta uma massagem relaxante. Mas vamos lá com algumas dicas de como incorporar o óleo de copaíba na sua rotina de skincare:

Cleansing oil: 

Ideal para limpar a pele e retirar sua oleosidade. Uma ótima combinação com óleos de rícino, castanha do brasil, semente de uva, alecrim ou lavanda. Basta aplicar a mistura no rosto com o auxílio das mãos, fazendo sempre movimentos suaves e circulares. Passe uma toalha embebida em água morna para retirar as impurezas e, então, lave o rosto.

Para o banho: 

Para potencializar a hidratação do óleo de copaíba, aplique um pouco de óleo no corpo logo que sair do chuveiro, mas não enxágue. Basta um pouco para hidratar seu corpo por completo.

No creme: 

Aplique algumas gotas do produto em hidratante neutro para potencializar o efeito. Passe nas áreas desejadas fazendo massagem delicada e em movimentos circulares. Como hidratação e protetor solar, utilize durante o dia ou como creme antissinais, à noite.

Massagem:

Pode ser utilizado para facilitar os movimentos da massagem, ativando a circulação e aliviando dores e tensões do corpo. Uma ótima pedida para um dia estressante. Utilize um óleo de lavanda para potencializar o efeito relaxante.

Como usar óleo de copaíba no cabelo:

Pode ser aplicado tanto no couro cabeludo quanto nos fios para potencializar os cuidados e promover a beleza dos fios, ideal no combate a queda (como alopecia), na hidratação, além de dar brilho, revitalizar e auxiliar no tratamento da caspa. 

Umectação/hidratação: 

Aplique o óleo de copaíba no couro cabeludo, massageando bem e estendendo-o ao longo de todo o fio. Deixe agir por duas horas, lave com shampoo e finalize como preferir.

Leave-in: 

Aplique uma pequena quantidade do produto nas palmas das mãos e friccione-as. Passe delicadamente nos cabelos, em especial na região das pontas.

Máscara capilar: 

Adicione algumas gotas do produto no creme de tratamento de rotina para potencializar o efeito hidratante.

Anticaspa: 

Pingue 30 gotas de óleo essencial de melaleuca em 60 ml de óleo resina vegetal de copaíba. Misture bem e, antes do banho, aplique no couro cabeludo, massageie e deixe agir por 15 minutos. Logo após, é só enxaguar e lavar com shampoo.

Para inalação:

Aplicar 3 a 4 gotas do óleo essencial de copaíba no difusor ou vaporizador e inspirar o vapor, 1 vez ao dia, para ajudar a melhorar problemas respiratórios como asma ou bronquite.

Combinações Sugeridas com Óleo de Copaíba

1. Blend Revitalizante: Copaíba e Bergamota

Experimente misturar o óleo de Copaíba com o óleo essencial de Bergamota. Este blend energizante pode ser uma excelente opção para começar o dia com frescor e vitalidade.

2. Blend Relaxante: Copaíba e Lavanda

Para um momento de relaxamento, combine o óleo de Copaíba com o óleo essencial de Lavanda. Se você quiser explorar os blends prontos, o blend "Dream" da TROPIK COSMETICS, que inclui Lavanda, Sândalo, e Patchouli, é uma alternativa encantadora.

3. Blend Anti-Stress: Copaíba e Melaleuca

Combine o óleo de Copaíba com o óleo essencial de Melaleuca para criar uma mistura anti-stress. Esta combinação pode ajudar a acalmar a mente e aliviar a tensão. Uma massagem com essa mistura pode ser uma pausa revigorante no meio de um dia agitado.

4. Blend para Cabelos Radiantes: Copaíba e Castanha do Brasil

Para aqueles em busca de cabelos mais fortes e brilhantes, uma mistura de óleo de Copaíba com óleo vegetal de Castanha do Brasil pode ser a resposta. Essa combinação hidrata e fortalece os cabelos, proporcionando um brilho natural.

5. Blend Energizante: Copaíba e Refresh

Se você está precisando de uma dose de energia, misture o óleo de Copaíba com o blend "Refresh" da TROPIK COSMETICS, que contém Hortelã Pimenta, Limão e Alecrim. Esta combinação pode despertar seus sentidos e aumentar sua concentração.

6. Blend de Cura Respiratória: Copaíba e Eucalipto

Ideal para a estação do resfriado ou alergias, a combinação do óleo de Copaíba com o óleo essencial de Eucalipto pode ajudar na respiração. A sinergia desses óleos pode limpar as vias respiratórias e proporcionar alívio.

7. Blend para a Pele Radiante: Copaíba e Pracaxí

Misturar o óleo de Copaíba com o óleo vegetal de Pracaxí pode criar um tratamento eficaz para a pele. Esta mistura hidrata e ilumina a pele, tornando-a mais suave e radiante.

Recomendações de uso e consumo

Massagem Corporal:

30 ml por uso 

Massagem Facial: 

05 ml por uso

Massagem Capilar:

05ml por uso.

Onde comprar o óleo de copaíba

A escolha de onde comprar óleo de copaíba é fundamental para garantir que você obtenha um produto certificado, de qualidade e procedência comprovada. Na Tropik Cosmetics, nós nos dedicamos a fornecer óleo de copaíba puro, colhido de forma sustentável e com toda a riqueza que a natureza tem a oferecer, além de ser certificado orgânico. Sabemos que cada gota importa, e é por isso que nossos produtos passam por rigorosos testes de qualidade. Está pronto para experimentar o óleo de copaíba como nunca antes? Clique aqui e aproveite 10% de desconto em sua primeira compra de óleo de copaíba da Tropik Cosmetics. Descubra a diferença que a qualidade faz!

Como é extraído o óleo de copaíba

O óleo resina de copaíba é extraído do tronco da árvore por meio de uma incisão, uma perfuração do tronco, sem a necessidade de corte da árvore,evitando-se assim o desmatamento. Desta forma, o óleo de copaíba é uma extração regenerativa da floresta.

Qual a aparência do óleo de copaíba

Possui coloração amarela até o marrom escuro, é viscoso e possui odor peculiar. 

Quais os cuidados para tomar com o óleo de copaíba

Produtos com propriedades medicinais devem ser utilizados conforme orientação médica ou de um fitoterapeuta. A maior indicação é testar o óleo em uma área pequena da pele ou do cabelo, para verificar seus efeitos. Caso note na pele ou cabelo, qualquer alteração ou incômodo, descontinue o uso. Desta forma, não substitui tratamento medicamentoso para doenças, podendo atuar apenas como complemento.

Contraindicações do óleo de copaíba

O óleo não é indicado para crianças, grávidas, mulheres em fase de amamentação e pessoas com problemas de estômago (como gastrite e úlcera). Não ingerir o óleo. Em caso de sensibilização procure orientação médica. 

Quais os malefícios do óleo de copaíba

Existem alguns efeitos colaterais no uso e consumo do óleo de copaíba. O óleo é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por via oral ou utilizado sobre a pele nas doses recomendadas. No entanto, há alguns malefícios do óleo de copaíba, quando consumido ou utilizado em quantidade excessiva, pode causar alguns efeitos colaterais que incluem dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, tremor, insônia, vermelhidão ou coceira na pele.

Como conservar o óleo de copaíba

Conservar em local fresco, seco e protegido da luz solar direta.

Qual o nome científico da copaíba

Nome Científico: Copaifera Officinalis

Qual a composição química do óleo de copaíba

Porção resinosa (55-60%): possui ácido copaíbico, ésteres e resinóides.

Parte volátil da resina (40-55%): produz óleo essencial que contém beta-cariofileno, alfa-humuleno, beta-bisaboleno e sesquiterpenos.

Óleos voláteis: alfa e beta-cariofileno, beta-bisaboleno, L-cadineno, alfacopaeno. 

Resinas vegetais: oleoresinas diterpenóides ácido-eperu-8(20)-eno-15, 18 dicarboxílico, ácido 16 beta-kaureno19-carboxílico, ácido copaífero, ácido hardwickiico, ácido copálico.

Como é extraído o óleo de copaíba

A extração do óleo é feita com um trado, ferramenta parecida com um grande parafuso de ferro, com o qual é feito um pequeno buraco no tronco da árvore, por onde escorre o óleo. Concluída a coleta, tampa-se bem o buraco e a árvore deverá descansar no mínimo 3 anos antes da próxima extração. Cada árvore rende aproximadamente 55 litros.

Parte utilizada

Tronco da árvore, através da extração de sua resina.

Onde é encontrada a árvore copaibeira

A copaibeira é encontrada em todos os trópicos, com maior incidência no Brasil, tendo uma distribuição de 16 espécies. Atinge cerca de 36 metros de altura, 140 centímetros de diâmetro.

Qual a história da copaíba, a origem da copaíba

A Copaíba, ou reconhecida como Copaibeira, chamada de copaíva ou copahu pelos indígenas (do tupi: Kupa'iwa e Kupa'u) é uma árvore de porte grande da família Leguminosae encontrada em todo o Brasil. 

Desde sempre, o óleo da copaíba é bastante utilizado entre os índios brasileiros, inclusive quando os portugueses chegaram ao Brasil. Há histórias que indicam que o uso do óleo, veio da observação comportamental de animais, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. Os índios o utilizavam como cicatrizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-sete-dias. Os guerreiros, quando voltavam de suas lutas, untavam-se com óleo da copaíba e se deitavam sobre esteiras suspensas e aquecidas para curar ferimentos.

O óleo de copaíba já constava em 1677 da farmacopéia britânica e em 1820 da farmacopéia americana. Seu uso tão difundido o torna o remédio mais usado e conhecido pelas populações mais pobres dessa imensa região, como diurético, laxativo, antitetânico, antiblenorrágico, anti-reumático, anti-séptico do aparelho urinário, anti inflamatório, anti tussígeno, cicatrizante e remédio para o combate ao câncer. O que era uma droga indígena no passado é hoje um fitoterápico que pode ser encontrado em qualquer farmácia natural e de manipulação do país.

Conclusão

O óleo de copaíba, com suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes, representa mais do que apenas um produto de beleza ou saúde; é um emblema da natureza trabalhando em harmonia com nosso bem-estar. Utilizado em diversos tratamentos, desde cuidados com a pele até alívio de dores crônicas, ele é um verdadeiro elixir que reflete o poder da floresta tropical em cada gota. Ao escolher o óleo de copaíba da Tropik Cosmetics, você está não apenas investindo em qualidade, mas também contribuindo para uma cadeia de produção sustentável e ética. Abrace essa oportunidade de enriquecer sua vida com um produto que transcende sua funcionalidade básica, transformando-se em um parceiro diário na busca por uma vida mais saudável e consciente.

Palavras-Chave do Produto:

Oleo Copaiba, Óleo Copaíba, Óleo Resina Vegetal Copaíba

12 Comments

  • Nasci em Minas Gerais e minha familia extraia o óleo de copaíba de direto no tronco da árvore. Me lembro que ainda pequeno tomava no combate a gripe e resfriado. É excelente.

    MAURO CUNHA on
  • Ouvi comentários de que esse óleo ajuda no tratamento de câncer. Essa informação procede?

    Solange Rangel de Souza on
  • Amei conhecer o poder poderoso de óleo de Copaíba! Já estou fazendo uso há uns cinco meses e estou amando. Já estou sentindo diferenças no meu organismo, principalmente na pele.

    Maria da Conceição on
  • Li as informações sobre o óleo de copaiba, adorei aprender para que serve vou utilizar no meu dia a dia. Amei!

    Maria Judite de Oliveira Ferreira on
  • Respondendo algumas perguntas, o óleo de copaíba pode ser comprado neste site mesmo, basta entrar na página de produtos e selecionar o seu. Utilize o código de desconto para primeira compra: TROPIK10

    Tropik Cosmetics on
  • Esse óleo é um espetáculo 💪🌿

    Marcos Antônio de Souza on
  • Onde compra óleo

    Lucia Campos Da Rocha on
  • Gostei em ler e saber pra que serve esse óleo de copaiba.
    Obrigada.

    Eva Vieira on
  • Gratidão por esta exelentes informações!!

    Vera Lucia Lino on
  • O óleo de copaíba serve tanto para pele (principalmente para peles oleosas e para cicatrização), quanto para cabelos (como um óleo de tratamento para oleosidade e recuperação dos fios).

    Tropik Cosmetics on

Leave a comment

Please note: comments must be approved before they are published
Aproveite o desconto de 10% na primeira compra. Utilize o código TROPIK10