ÓLEO RESINA COPAÍBA

o óleo (carreador)  resina de copaíba tropik cosmetics é 100% puro e natural, sendo sua composição livre de conservantes, corantes, essências artificiais, parabenos, silicone e sulfatos. produto vegano, livre de testes em animais e de ingredientes de origem animal.

propriedades do óleo resina de copaíba

  • cicatrizante
  • antiinflamatório
  • hidratante
  • analgésico
  • bactericida

história do óleo resina de copaíba

a primeira citação sobre o óleo de copaíba talvez tenha sido feita numa carta de petrus martius ao papa leão x publicada em 1534, em estrasburgo. naquela carta, faz-se referência ao “copei” como uma droga indígena.

posteriormente, foi descrita por lineu em 1762, esta foi, provavelmente, a principal espécie de copaíba cujos óleos foram comercializados através do caribe nos primeiros tempos de colonização da américa, nos séculos xvi e xvii, por ser a de maior freqüência na amazônia setentrional, no extremo norte do brasil, em roraima, da venezuela às antilhas, sendo chamada pelos indígenas de copaíba maracaibo. atualmente, os óleos de copaíba obtidos desta espécie ainda são comercializados na região, especialmente na cidade de boa vista.

a disseminação de c. officinalis depende diretamente dos agentes dispersores das sementes, em geral, tucanos, que são atraídos provavelmente pelo seu arilo amarelo, mas também pelo odor de cumarina exalado das sementes.

o óleo de copaíba era bastante utilizado entre os índios brasileiros quando os portugueses chegaram ao brasil. tudo indica que o uso deste óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. os índios o utilizavam principalmente como cicatrizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-setes-dias. os guerreiros quando voltavam de suas lutas untavam o corpo com o óleo de copaíba e se deitavam sobre esteiras suspensas e aquecidas para curar eventuais ferimentos.

a árvore, também chamada de pau de óleo, é facilmente encontrada na mata devido ao forte aroma de sua casca. chamada de copaíva ou copahu pelos indígenas (do tupi: kupa’iwa e kupa’u, respectivamente).

aspectos botânicos da copaíba:

a copaibeira é uma árvore com mais de 25 metros de altura, que tem sua casca, folhas e galhos, o cheiro característico do óleo. os frutos são muito apreciados pelos animais da floresta. o óleo de copaíba, também chamado de óleo-resina, é distribuído no lenho da árvore em canais verticais bem finos, e se acumula em pequenas bolsas em seu tronco. a copaíba usa este óleo como uma defesa contra seus inimigos naturais, como por exemplo, os cupins.

observações sobre o óleo resina de copaíba

produto: copaíba

embalagem: frasco de vidro âmbar com gotejador/bulbo

conteúdo: 10ml de óleo resina de copaíba

origem: brasil (amazônia)

nome científico: copaifera officinalis resin

parte utilizada: resina do tronco

tipo de extração: via trado, sendo efetuado um pequeno buraco no tronco, por onde escorre o óleo (aproximadamente 55 litros por árvore). após extração, preserva-se por 3 anos a árvore para uma próxima extração.

combinações sugeridas:

bergamota, laranja, limão, palmarosa, tangerina,ylang ylang

faça você mesmo, use com: 

argila medicinal, creme base neutro, óleo de massagem, shampoo de base neutra e óleos essenciais.

modo de uso do óleo resina de copaíba

massagem

1 colher de sopa para 1-3 gotas de óleo essencial

para rosto

1 colher de sopa para 1 gota de óleo essencial

para cabelo

1 colher de sopa para 1-3 gotas de óleo essencial

uso tópico

1 colher de sopa para 5 gotas de óleo essencial

 

os óleos vegetais, também conhecidos como óleos carreadores, são gorduras vegetais extraídas das plantas. eles apresentam um alto poder de hidratação e nutrição para a pele, sendo ideais para utilizar puros ou como veículo de diluição dos óleos essenciais.

devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. não nos responsabilizamos pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.

uso externo | não ingerir | manter fora do alcance das crianças | em caso de contato com os olhos, lavar em abundância | em caso de irritação, suspenda o uso e procure orientação médica. modo de uso: aplicar na área desejada e massagear suavemente até completa absorção do produto. conserve o produto em local seco e arejado, ao abrigo da luz e do calor excessivo.